logoJSN

Confira 7 dicas de contabilidade para um empreendedor iniciante

1 – Aprenda o básico da contabilidade

Sim, aprenda o básico da contabilidade. Você não precisa entender aquelas fórmulas complicadas sobre patrimônio, alíquotas, e tudo o mais. Porém, você precisa entender pelo menos as funções básicas de um contador.

2 – Informe-se sobre os regimes tributários

Uma das decisões mais importantes de toda empresa iniciante é a escolha de regime tributário. A escolha certa de regime tributário pode significar o sucesso da sua empresa, mas a escolha errada pode significar exatamente o seu oposto, ou seja, a ruína e o fracasso.

No Brasil, há três regimes tributários principais, são eles:

1. Simples Nacional,

2. Lucro Real, e

3. Lucro Presumido.

Cada regime possui vantagens e exigências específicas. Enquanto, por exemplo, o Simples Nacional é geralmente direcionado para empresas de pequeno porte, o Lucro Real e Presumido é voltado para grandes empresas.

3 – Aprenda a precificar os seus produtos

O erro contábil número um de toda empresa está sempre na precificação dos produtos. Não deve ser exagero afirmar que a cada 10 empresários que procuram um contador por ter a sensação de que “trabalha trabalha, mas a empresa não sai do lugar”, 9 deles erram completamente o preço dos seus produtos.

4 – Conheça as vantagens do MEI

Se você está começando e deve ter uma empresa de pequeno porte, considere se cadastrar no MEI (Microempreendedor Individual). O MEI é uma modalidade de empresa que oferece diversas vantagens e benefícios ao empreendedor de pequeno porte.

5 – Entenda o que é planejamento tributário

Toda empresa, mesmo as iniciantes, precisa de um planejamento tributário. Isto é, ela precisa saber como aumentarão suas demandas a medida em que ocorre o seu crescimento. O que acontecerá quando contratar mais funcionários, ou quando aumentar o seu faturamento.

6 – Estude sobre eficácia operacional

Toda empresa deve estar sempre pensando em como melhorar seus processos. Em como torná-los mais rápidos e eficientes. Isso se chama eficácia operacional e a contabilidade tem um papel essencial em ajudar uma empresa a desenvolver esses pontos.

O contador pode analisar quanto um determinado processo está gerando de despesas e ajudar a encontrar soluções para economizar gastos e ainda ganhar maior rapidez de execução.

 

7 – Entenda as razões que faz uma empresa falir

Há três razões principais para uma empresa falir (qualquer empresa):

1. Errar preços,

2. Errar o atendimento,

3. Errar a equipe.

Esses são os pilares de qualquer bom negócio. De um modo geral, é preciso acertar os preços e ter uma equipe produtiva. Se você acerta os preços, mas a equipe não vende, de nada adianta. Ou se a equipe vende, mas os preços estão errados, sua empresa também não sairá do lugar.

Fonte: https://contajunto.com/10-dicas-de-contabilidade-empreendedor-iniciante/

JSN
JSN

Assessoria Contábil

Siga-nos nas redes sociais